- Cabala News
Zohar Vaiechi – 'Viver'
Não existem limites para a Luz que podemos receber, se tivermos a capacidade de recebê-la. Por isso, nada é impossível. Como os cabalistas costumam dizer: “Não existe tal coisa como ‘não poder’. O que existe é: ‘não querer’.
Rav Philip Berg

Vaiechi significa “viver”, e é relativo aos 17 anos que Iaakov viveu plenamente no Egito. Sem a limitação da tristeza e da depressão à qual estava entregue pela perda de Iossef. A felicidade vem quando não nos limitamos, e aproveitamos o tempo que nos é concedido.
Se dissermos a nós mesmos que não podemos fazer a restrição de nossos desejos - que parece impossível - precisamos acordar para quanto devemos ao Criador, que nos traz tudo o que temos, e só deseja nos ajudar a conseguir cumprir nossa missão espiritual. Restringir os prazeres físicos é a melhor forma de conseguir bem duradouro em nossas vidas.
"Apenas tão alto quanto alcanço, é que posso crescer,
Apenas tão longe quanto procuro, é que posso ir,
Apenas tão profundo quanto enxergo, é que posso ver,
Apenas tanto quanto sonho, é que posso ser."
Karen Ravn
A Luz é infinita e inesgotável. Nós a recebemos com nosso recipiente, o desejo. O único limite é o tamanho de nosso desejo (e o esforço que fazemos para realizá-lo).
A Cabalá nos fornece as ferramentas adequadas para ultrapassar qualquer obstáculo que nossa mente tenha criado, mas a força da nossa vontade é a única capaz de quebrar os muros que nós mesmos erigimos.
* Philip S. Berg foi um rabino e decano da organização mundial do Kabbalah Center. Berg foi um grande popularizador da Cabala Ashlagiana.